Sê Bairrista

O Sê Bairrista é um projeto promovido por diversas entidades (que podes conhecer mais abaixo), que conta com a participação dos moradores dos locais onde agimos. Neste momento, estamos em atividade nos Bairros Marquês de Abrantes, Salgadas e Alfinetes, em Marvila.

Rés do Chão

A Rés do Chão desenvolve projetos participativos de qualificação e ativação do espaço público promotores da coesão social. Fundada em 2014, a associação desenvolve projetos em diferentes contextos geográficos, incluindo projetos de reabilitação e qualificação de espaços públicos e de pisos térreos.

Sabe mais sobre a Rés do Chão em resdochao.org

Segue-nos nas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn

Gebalis

A Gebalis é uma empresa de desenvolvimento local que tem como objetivo a promoção e gestão de imóveis de habitação municipal. Gere 66 bairros, cerca de 23 mil casas onde residem cerca de 64 mil pessoas. Um trabalho baseado na proximidade com os residentes, permite todos os dias impulsionar, participar e testemunhar o crescimento social e cívico das comunidades dos bairros, os projetos inovadores e empreendedores que nelas surgem. São 25 anos a promover o crescimento sustentável da cidade.

Sabe mais sobre a Gebalis em gebalis.pt

Programa Lotes ComVida

O Programa Lotes ComVida destina-se à promoção da organização dos moradores na gestão dos prédios. Esta iniciativa GEBALIS encontra-se a ser operacionalizada em 63 prédios, localizados em 8 bairros municipais– Armador, Alfinetes, Graça, Quinta das Laranjeiras, Alta de Lisboa, Padre Cruz, Boavista, Liberdade, estimando-se a médio prazo alargar a sua implementação aos restantes núcleos habitacionais com arrendamento de gestão pública.

Sabe mais sobre o Programa Lotes ComVida no site da Gebalis.

Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas. As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais.

Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.

Sabe mais sobre a Câmara Municipal de Lisboa em lisboa.pt

Biblioteca de Marvila

Desenhada pelo Arquiteto Hestnes Ferreira com quase 3.000 m2 e um auditório com capacidade para 172 pessoas, a Biblioteca de Marvila distribui-se pelo edifício principal da antiga Quinta das Fontes, ao qual foi acrescentada uma construção nova, envolvendo o antigo Lagar de Azeite.

Inaugurada em 27 novembro de 2016, a Biblioteca de Marvila traz-nos um novo olhar sobre a cidade, a partir de uma zona de Lisboa em rápida transformação, onde ainda está bem vivo um passado rural e industrial que dá agora lugar a novos habitantes e a novas formas de estar.

Mais do que um equipamento de acesso a livros e à cultura, esta Biblioteca assume-se como um lugar da comunidade e para a comunidade, onde se cruzam ideias e conversas, memórias e visões do futuro e muitos encontros, capazes de gerar novas dinâmicas e novos públicos para a fruição artística.

Sabe mais sobre a Biblioteca de Marvila em https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-marvila/

Santa Casa Misericórdia de Lisboa-PRODAC

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está todos os dias, desde 1498, junto de quem mais precisa – Por Boas Causas. Enquanto entidade colectiva de direito privado e utilidade pública administrativa, atualmente disponibiliza serviços no âmbito da ação social, saúde, educação e cultura. Mas é na Ação Social que está o coração da atividade da SCML, contribuindo diariamente, para o bem-estar das pessoas, nas diferentes fases da sua vida, prevenindo situações de desigualdade e carência socioeconómica, vulnerabilidade e exclusão social.

 

Integrado na Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade de Marvila, o Centro de Promoção Social Prodac, atua numa perspetiva de desenvolvimento comunitário procurando contribuir para a construção de uma comunidade mais inclusiva e com melhor qualidade de vida, promovendo serviços e processos de animação, capacitação e emancipação impulsionadores do potencial de desenvolvimento local.

Sabe mais sobre a SCML em www.scml.pt

Grupo Comunitário 4Crescente

O Grupo Comunitário 4Crescente foi criado com o objetivo de unir as várias instituições presentes em Marvila, de modo a criar sinergias entre todas elas para dinamizarem programas e atividades em conjunto com a população. O 4Crescente é constituído por parceiros dos bairros de Alfinetes, Marquês de Abrantes, Quinta do Chalé e Salgadas:

Aculma, Agência de Empreendedores Sociais, Agrupamento de Escolas Marvila, Associação Batoto Yetu Portugal, Associação Desportiva e Cultural Capoeira Beija-Flor, Associação Família Amiga, Associação Horizonte – Centro de Reabilitação Psicossocial, Associação Planeamento Familiar, Associação de Moradores – Alfinetes e Salgadas, Associação de Moradores Quinta do Chalé, Associação de Moradores Marquês de Abrantes, Associação Sócio-cultural de Moradores Marquês de Abrantes, Biblioteca de Marvila, Companhia Cepa Torta, Fundação Benfica, Futebol Clube Recreativo do Rossão, GEBALIS, Junta de Freguesia de Marvila, Latitudes CAPP, Médicos do Mundo, Polícia de Segurança Pública – PIPP, Rés do Chão, ROCK (CML e ICS), SCML – Espaço de Apoio à Família – PRODAC – Acolhimento, Serve the City e Teatro Ibisco.

Sabe mais sobre o 4Crescente na sua página de Facebook.

Investidores

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022 a Rés do Chão é financiada pela Junta de Freguesia de Marvila, pelo Banco Montepio, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pelo programa Portugal Inovação Social, através do concurso Parcerias para o Impacto para desenvolver um conjunto de atividades propostas e integradas no projeto “Sê Bairrista”.